quinta-feira, 21 de março de 2013

ENSINO | Receitas culinárias são bem-vindas na redação

Duas professoras que participaram da correção das provas do Enem resolveram abrir a boca e contar como realmente acontece o processo. É de rir (para não chorar).

As professoras disseram ao jornal Zero Hora que teriam recebido orientações para fazer “vista grossa” aos erros encontrados. Depois, a ordem foi aprovar o maior número de pessoas.

“Recebemos uma formação, fizemos exercícios pelos quais fomos avaliadas, tudo online. Isso partiu da Universidade de Brasília. Foram seis, sete semanas de atividades, para os 8 mil avaliadores. No dia 14 de novembro, tivemos uma reunião em que foram repassadas as verdadeiras orientações. Fomos orientados a esquecer tudo o que se sabe, tudo o que se aprendeu, tudo o que se fez na formação. Deveríamos considerar a ideia de que é para aprovar o maior número de pessoas. Eu e a outra colega tentamos desistir, mas nosso grupo já estava um pouco defasado. Como já tínhamos nos comprometido, ficamos”.

Tem cabimento isso? Para que ensinar os alunos a escrever bons textos na escola então? Vou pegar o caderno de receitas de minha mãe e levar às aulas de Português. É o jeito.

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