quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

ENSINO | Plano Estratégico para "Empurrar Alunos Reprovados"



Em nossa formação pedagógica antes do início das aulas efetivamente em 2013, uma bomba foi dada aos professores do Ensino Médio: elaborar um Plano Estratégico de Transformação da Avaliação Excludente. Mas que raio é isso?

Segundo o governo estadual, é uma forma de recuperar – por meio de vários instrumentos – os alunos do 1º ano do Ensino Médio Politécnico (é esse o nome agora) que foram reprovados em 2012. Conforme dados, o índice foi altíssimo em todo o Rio Grande do Sul.

A meu ver, isso mostra que os professores gaúchos são rígidos nas avaliações, o que deveria ser louvável. Mas não é. De novo sobre meu ponto de vista (e sobre o ponto de vista de muitos demais), isso é uma forma de empurrar os reprovados para o 2º ano.

Aliás, quando um aluno tem desempenho insatisfatório em qualquer trimestre, o professor precisa dar um jeito de recuperar isso no trimestre seguinte, sendo que o conceito (agora, são conceitos, não mais notas) pode ser alterado o ano todo no sistema informatizado.

Barbada ou querem mais?

“Inducaçã” indo ao brejo a cada dia que passa. Vergonha estadual. Cadê a autonomia dos docentes e do conselho de classe? Sumiu. Frustrante...

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