terça-feira, 27 de julho de 2010

GERAL | Entrevista no site do Caderno Literário


Participo do Caderno Literário desde seu início. Recentemente, a editora Sandra Veroneze lançou o site do projeto. Nele, há uma parte destinada a entrevistas com os escritores. A de julho foi feita comigo. Para ler, basta acessar http://www.cadernoliterario.com.br/ , ir em ‘Comunicação’, depois em ‘Entrevistas’.

GRAÇAS ÀS DESGRAÇAS | Meu primeiro livro


‘Graças às desgraças’ reúne contos que apresentam pequenas desgraças do cotidiano a partir de uma lente cômica Por Sandra Veroneze O mês de dezembro de 2009 marcou o ingresso do escritor Márnei Consul no mercado editorial. Após dedicar-se vários anos à produção de contos e poemas, publicando-os em meio eletrônico, chega às prateleiras seu primeiro livro: Graças às desgraças. Editada pela Pragmatha, de Porto Alegre, a obra foi lançada de forma independente e reúne 14 contos que retratam de maneira engraçada pequenas desgraças do cotidiano. “Obviamente, os textos não são biográficos. Coisas contadas a mim, inspirações vindas de poesias, situações hilárias ou constrangedoras, enfim, um pouco de tudo montou esses contos”, conta o autor. Os contos O par da debutante; Na praia; Do nada; As amantes; No fim, quatro; Para sempre; Grande desgraça; De volta à praia; Fidelidade; Conselhos; O Natal de Célio; Ao público; Depressão; Dona Naura e os gatos. Estes são os contos do primeiro livro de Marnei Consul. Tratam de expectativas, frustrações, desgraças e ironias humanas, demonstrando a multiplicidade de motivações, leituras de realidade e possibilidade de respostas às pequenas desgraças do dia a dia. O tempero se dá pela maneira objetiva como sentimentos nada nobres são evidenciados. O autor

Márnei Consul é graduado em Letras - Português/Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Atualmente, trabalha como professor na rede estadual de ensino em sua cidade natal, Santo Antônio da Patrulha/RS. Antes da vida docente, atuou na redação do jornal Folha Patrulhense por cinco anos. Ainda antes disso, cursou alguns anos de Direito, interrompendo o curso e ingressando em Letras, seu real chão. Escreve poesias, contos e artigos de opinião. Participa do Caderno Literário, publicação impressa e escrita da Pragmatha, bem como da Antologia dos Poetas Patrulhenses - Poesia na Praça.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

GERAL | Cabeçalho

O cabeçalho do blog contém parte da capa de meu segundo livro, a ser lançado em breve: Do começo. Mais uma vez, é editado pela Pragmatha, de Porto Alegre, e contém dez contos. Mais informações sobre ele em breve.

GERAL | Finalidade

Este blog destina-se a minhas obras literárias. Nele, colocarei notícias, comentarei os livros, mostrarei fotos, enfim, tudo que se refere a minha produção terá espaço aqui.