domingo, 6 de março de 2022

LITERATURA BRASILEIRA | As três partes do novo livro

 

Em breve, lançarei meu novo livro, o qual é intitulado Literatura Brasileira: conhecimentos básicos e exercícios para escritores. Ele é divido em três partes. A primeira chama-se Teoria literária, na qual eu abordo o que é poema, o que é conto, quais são as espécies narrativas, quais são as funções/utilidades da linguagem, como é um texto dramático/de teatro, etc. É uma parte que esclarece as dúvidas de quem vai escrever e pensa: "Meu texto é o quê?"

A segunda parte chama-se Movimentos literários, ou seja, nela, eu passeio por todas as escolas literárias, desde o Trovadorismo até a literatura contemporânea. Apresento os principais autores e textos de cada período. Precisamos de referências ao escrever, não é? Neste sentido, a literatura é riquíssima.

Por fim, a terceira parte é Prática literária, na qual, como o nome diz, o leitor vai praticar, vai escrever com base no que foi visto anteriormente.

Mas atenção: os exercícios de que falo no título não estão apenas na parte 3. Ao final de cada subtítulo de toda a obra, há a seção Para refletir e retomar; é aí que estão as provocações literárias.

Mais adiante, farei outra postagem com mais detalhes do livro, sobre o qual eu já adianto: não se destina somente a escritores. Aguardem.

sábado, 26 de fevereiro de 2022

CONTOS | "Começou a rir" e "A verdade"

Desceu as escadas apressadamente por quê?

Deitou-se na cama e chorou por quê?

Seguem mais dois continhos feitos para os exercícios literários da Pragmatha Editora. 

sábado, 12 de fevereiro de 2022

LITERATURA BRASILEIRA | Novo livro - de onde surgiu a ideia?

De cadernos para um livro!

Dei aulas na rede regular de ensino de 2009 a 2016. Em boa parte deste período, fui responsável pela disciplina de Literatura, dada nos três anos do Ensino Médio (hoje, infelizmente, com a nova matriz curricular, tal matéria se reduz ao 1º ano apenas, mas isso é assunto para outra postagem). Semanalmente, eu ia selecionando materiais, temas, pensando em atividades a propor, inventando coisas, etc. E uma aluninha ia sistematizando tudo isso em seus cadernos super organizados. Não deu outra: quando ela se formou em 2014, eu a abordei: “Michele, quero seus cadernos de Literatura”. Ela me presenteou com eles. Não deu outra: tempos depois, quando outros docentes tiveram que ministrar a disciplina, também quiseram os ditos cujos. “Cadê os cadernos da Michele, Márnei?”, era o que eu ouvia.

Mas por que estou contando tudo isso? Simples: porque um bom trecho do que foi sistematizado pela aluninha lá na Escola Gregória de Mendonça vai virar livro em 2022, em especial, a segunda parte da obra, a qual aborda os Movimentos Literários (as Escolas Literárias). Há mais duas partes: Teoria Literária e Prática Literária. Porém, sobre isso, falarei mais adiante.

Penso ser uma obra necessária, eis que muitos que querem escrever não tiveram contato com a teoria e com o histórico da literatura. É necessária, também, frente ao cenário educacional atual, com cortes cada vez mais frequentes de disciplinas.

Michele, não se preocupe, haverá um agradecimento a você no livro, ok?

A obra está sendo feita pela Pragmatha Editora. 

sábado, 5 de fevereiro de 2022

CONTOS | O que houve depois que se olhou no espelho? E quem era como o cão na porta?

Escrever sob demanda é legal. Alguém nos diz sobre o que devemos escrever, e temos que dar conta do recado. Isso é o que tenho feito ao participar dos exercícios literários da Pragmatha Editora. A cada semana, aparece uma frase inicial de uma história, e os interessados devem continuá-la. Optei por fazer contos curtinhos, refletindo a sociedade atual, sempre impaciente.

A seguir, seguem os dois mais recentes que criei. Não participo da atividade todas as semanas, até para não parecer chato... Hehehe...



Textos de outros autores podem ser conferidos clicando-se aqui.


domingo, 2 de janeiro de 2022

CONTOS | Afinal de contas, o que houve depois de três horas e de olhar-se no espelho?

Dando sequência aos exercícios literários da Pragmatha Editora, seguem mais dois continhos continuando os seguintes trechos: "Mais três horas, e estaria tudo acabado" e "Olhou demoradamente para o espelho. Para ler, basta clicar nas imagens abaixo. Boa leitura!



segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

GERAL | Retrospectiva: 12 fotos de 2021

Em 2020, já fiz isto: separei 12 fotos, uma de cada mês, para fazer uma espécie de retrospectiva. Repito a ação agora em 2021. Vamos a elas?

A imagem de janeiro é a foto tradicional de minha família, feita no dia 1º. Ela simboliza o início e a importância dos entes queridos no processo.

A de fevereiro retrata os passeios em tempo de pandemia. Eu estava em Nova Petrópolis.

Em março, a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na mãe. Impossível não registrar o momento!

Em abril, depois de anos árduos, ocorreu a formação dos alunos de Filosofia do Polo Universitário Santo Antônio. Fui tutor da turma. A formatura aconteceu virtualmente.

Em maio, um passeio já sem máscara em 100% do tempo. Estava em São Francisco de Paula. Fotinho feita pela amiga Luana Porto.

A foto de junho é do meu livro lançado em 2021 pela Pragmatha Editora.

A foto escolhida para representar julho é do encontro “dazamiga”, sempre lembrando que, mesmo com as adversidades, “friendship never ends”.

Em agosto, matei um pouco da saudade de alguns ex-colegas de Gregória de Mendonça, escola em que atuei por nove anos.

Em setembro, foto com a amiga de infância, a qual sabe, talvez, mais da minha vida do que eu mesmo.

A imagem de outubro traz dois professores (mãe e filho) comemorando o dia 15.

Em novembro, fotinho com a querida afilhada, filha da amiga de setembro.

Por fim, em dezembro, foto com as queridas Rô e Rê (quase dupla sertaneja), grandes amigas que o Polo Universitário me deu.

E quanto a você? Já deu uma espiada em seu telefone e analisou todas as fotos de 2021? Quais representam o ano na sua vida? Fica a dica.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

OPINIÃO | Tudo deu errado, ou nada deu certo?

Tínhamos tantas expectativas para 2021, não é verdade?

Imaginamos que a pandemia de coronavírus já estivesse controlada, que o ciclo vacinal de mais pessoas estivesse completo, que as aulas pudessem voltar totalmente ao modo presencial, que fôssemos capazes de curtir eventos sem a preocupação de contaminação, que os preços de todas as coisas estivessem mais baixos, que não houvesse tantos escândalos na política e mais uma infinidade de desejos.

Já é dezembro, e podemos perceber que nem tudo saiu como pensamos que seria. Aliás, muitas coisas deram errado. Uma pena.

Recentemente, num perfil de humor do Instagram, vi a seguinte colocação: “Minha vida é tudo ou nada. Ou tudo dá errado, ou nada dá certo”. Seria essa a cara de 2021? Uma repetição de 2020?

Seja como for, não podemos deixar a peteca cair. Por mais difícil que seja, necessitamos ter certo otimismo para acreditar em dias melhores. E isso aqui não é papo de “coach”, dizendo que tudo depende de você. Na verdade, é papo de quem tem enfrentado as adversidades assim como todo mundo. Se olharmos mais para as coisas boas que acontecem, por menores que sejam, isso já nos trará conforto.

O filósofo Arthur Schopenhauer disse: “Pensamos raras vezes no que temos, mas sempre no que nos falta”. Tal pensador tem fama de pessimista, mas acerta muito nessa frase. Que tal fazermos o mesmo?

Se as coisas não saíram como quisemos em 2021, vamos imaginar que tudo (ou algo) vai melhor em 2022. “Bora” curtir então?! Como diz uma amiga e ex-colega de trabalho, “avante sempre!

Bom fim de ano e excelente (assim espero) 2022 a todos!

sábado, 11 de dezembro de 2021

CONTOS | Afinal de contas, o que houve na véspera da formatura e quando o ônibus chegou?

Abaixo, seguem mais mais exercícios literários da Pragmatha Editora: o primeiro continuando a frase "Na véspera da formatura", e o segundo dando sequência a "O ônibus chegou". Para aumentar as imagens, basta clicar nelas. Após elas, estão os links para mais histórias de outros autores da editora.



Na véspera da formatura: clique aqui.
O ônibus chegou: clique aqui.

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

CONTOS | Mais exercícios literários

A Pragmatha Editora continua com seus exercícios literários semanais, propondo inícios de histórias a serem sequenciadas por seus autores. Nas últimas duas semanas, os inícios foram "Desde que foi a São Paulo" e "Naquele inverno. Abaixo, imagens com minhas participações.


Para conferir outras histórias de "Desde que foi a São Paulo", clique aqui.

E, para conferir desfechos para "Naquele inverno", clique aqui.

sábado, 13 de novembro de 2021

CONTOS | Exercícios literários

Muito legal a iniciativa da Pragmatha Editora aos propor exercícios literários para seus autores! O primeiro foi domingo passado. Os escritores foram provocados a continuar o trecho "O presente chegou com cinco anos de atraso". Abaixo, minha participação.



Para conhecer mais continuações, ou seja, os textos de outros autores, clique aqui.